O Procedimento de extração é o mesmo da Técnica FUE e retiramos com ajuda do Robô e/ou equipamento digitalizado. O que será alterado pela técnica DHI é o método de implantação dos folículos.
Depois da extração os folículos são conservados em uma especial solução rica em uma substância nutritiva buscando a manutenção dos folículos vivos.
Os folículos são recolhidos por uma “caneta” chamada Implanter preparados para o implante dos cabelos.
A caneta Americana Lyon é o instrumento do método ou técnica DHI.
Os folículos são inseridos um depois do outro no couro cabeludo usando o chamado, como vimos Lyon Implanter pen.
Com o método de DHI avançado os folículos não são colocados na caneta através de uma pinça (dhi comum), mas por um giro da próprio implanter.
Buscamos com isso evitar o máximo de contato com o folículo para que não ocorra nenhum tipo de trauma.
Com essa caneta implantadora os transplantes de cabelo são realizados mais rapidamente.
Como não são utilizados pontos e bisturis, não há cicatriz linear visível após a conclusão do processo de cicatrização.
Outra vantagem é melhor controle sobre a colocação do enxerto (ângulos e profundidade dos folículos implantados) e melhor taxa de sobrevida do enxerto por colocação do enxerto.
Na técnica de implante capilar direto, a anestesia local é aplicada para eliminar a sensação de dor e o paciente é sedado e não vê o procedimento que dura de 6 a 8 horas.
Este sistema destaca o ângulo de crescimento de cada cabelo. Todo o procedimento é o mesmo da técnica Fue difere apenas quando se enxertam os folículos na área receptora de maneira direta e não através de furos prévios com agulhas ou lâminas nem convencionais e nem de safira consequentemente menos trauma ao couro cabeludo e nem ao enxerto capilar.
Um Implanter é usado na forma de uma caneta esferográfica para posicionar os enxertos e o ângulo de posicionamento será muito preciso, tanto quanto a densidade na área a ser transplantada.
A principal vantagem desta técnica é o aumento da densidade que pode ser alcançado na área de receptora , o chamado Dense packing.