Rinoplastia com Piezotome:

uma nova técnica de Rinoplastia sem quebrar o nariz com instrumentos convencionais, martelo e escolpro (talhadeira) e por vídeo sem tampão.

Como é isso?

Cirurgião Plástico Dr Fernando Mattioli realiza a Rinoplastia com um aparelho chamado Piezo.
Esse aparelho faz o polimento e cortes precisos.


Veja vídeos ao final deste artigo para entender seu funcionamento em detalhes na Rinoplastia Ultrassônica.

video

Não utiliza o instrumental martelo e escolpro (semelhante a uma talhadeira) em casos selecionados, como se usa convencionalmente.
Associado a Rinoplastia com Piezotome utilizamos a fibra óptica (vídeo) para visualizar o interior do nariz e cauterizar minuciosamente os vasinhos evitando o uso do tampão nasal (gazes ou esponjas colocadas dentro do nariz).

Não utilizamos tampão nasal!

Cirurgião Plástico Dr Fernando Mattioli é especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica. Fazemos a parte estética e Funcional!

Rinoplastia ultrassonica

Nosso aparelho importado dos EUA para a Rinoplastia ultrassônica por vídeo sem tampão.

Onde se faz uma Rinoplastia sem quebrar o nariz com instrumentos convencionais e por vídeo sem tampão.
A tecnologia em nosso dia a dia é uma de nossas propriedades.


Assista os vídeos abaixo e veja como funciona essa tecnologia inovadora que não quebra o seu nariz.

 


Conhecendo o DR. FERNANDO MATTIOLI

O Cirurgião Plástico Dr Fernando Mattioli com experiência de 22 anos é especialista em Rinoplastia e cirurgia plástica. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a maior titulação dentro dessa Sociedade. Vários Fellowship no exterior. Um dos pioneiros nessa técnica de Rinoplastia com Piezotome no Brasil.

Onde é feita?

A cirurgia de Rinoplastia por vídeo sem tampão e com Piezotome é realizada nos melhores hospitais de João Pessoa com alta no mesmo dia, sem a necessidade de retirada de pontos. Com recuperação rápida e volta às suas atividades de 3 a 5 dias.

Técnica Funcional

Com esta técnica realizamos a parte estética e funcional ao mesmo tempo. Por termos visualização interna privilegiada com o vídeo associamos a Rinoplastia à correção do desvio de septo nasal e carne esponjosa. Esta técnica é excelente para a Rinoplastia PrimáriaSecundária.

Diferenciais desta modalidade de RINOPLASTIA

Durante a Rinoplastia utilizamos a fibra ótica (vídeo) para visualizar o interior do nariz, dando uma maior precisão à Rinoplastia. Com a visualização através de monitor em alta resolução temos a oportunidade de fazer a cauterização minuciosa dos vasinhos nasais e com isso evitamos o uso do tampão nasal (gazes ou esponjas que muitos cirurgiões colocam dentro do nariz). Não colocamos tampão nasal! E o conforto pós-operatório por isso é bem diferente de casos onde se coloca tampão nasal. Utilizamos uma técnica que não quebra convencionalmente o nariz com martelo e um instrumental chamado escolpro (semelhante a uma talhadeira), como é realizado por inúmeros cirurgiões. Utilizamos um instrumento que não são esses convencionais e sim ultrassom de alta energia, o chamado Piezotome, um aparelho sofisticado importado dos Estados Unidos. Ele promove polimento nasal e cortes precisos.

Análise minuciosa para melhor resultado

Rinoplastia por vídeo sem tampão e com Piezotome é conjuntamente realizada com a chamada Rinoplastia Estruturada, que modela as cartilagens adequando o formato ao rosto de cada paciente através de uma análise minuciosa de detalhes de ângulos e tamanho. Medidas da face, como a distância entre os olhos e da boca são adequados ao novo nariz, levando à uma linda harmonia facial de forma natural. Durante a consulta médica será mostrado a você inúmeros casos operados. Não podemos vincular fotos de antes e depois pela internet por proibição do CRM.

O que buscamos é a melhora da estética nasal associada a uma adequada reestruturação funcional!

Procedimento feito com anestesia geral

Anestesia geral em Rinoplastia é a escolha do Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli. A opinião dele é que a anestesia geral como é colocado um tubo na via aérea, esta fica protegida de eventuais secreções. Em outros tipos de anestesia a via aérea fica desprotegida. Portanto privamos sempre pela segurança e optamos pelo procedimento mais seguro, e neste caso, não há dúvidas que a anestesia geral em Rinoplastia é a preferência. A melhor anestesia hoje no mundo é a chamada anestesia venosa total, com todas as medicações feito através de bombas de infusão precisamente controlada, o paciente dorme e não vê o procedimento. Tem um despertar precoce, com mínimos ou nenhum efeito pós-anestésico. Operamos sempre em hospitais com total segurança de seus equipamentos e equipe. Com alta no mesmo dia.

Duração do procedimento
Entre 2 a 3 horas.

Período de internação
12 horas. Alta no mesmo dia.

Pós-operatório

Por ser a Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão com Piezotome, e como o Dr. Fernando Mattioli é muito experiente e durante estes 20 anos rodou o mundo observando inúmeros Serviços de Cirurgia Plástica em Rinoplastia, emprega uma técnica meticulosa, assistida por vídeo e sem tampão nasal a manipulação dos tecidos é muito delicada e quanto menor esta manipulação menor o edema (inchaço), roxo e incômodo. A intensidade do edema e roxo é variável dependendo do tipo de Rinoplastia e do paciente. A recuperação normalmente é muito rápida e não dolorosa. O paciente deverá realizar compressas com gaze e soro gelado por 7 dias e dormir com dois travesseiros por 15 dias. Os pontos não precisam ser retirados, pois utilizamos fios absorvíveis. Normalmente após 2 a 3 dias o paciente poderá retornar ao trabalho, porém ainda manterá inchaço nas pálpebras e roxo provenientes do nariz que migram para esta região, podendo facilmente ser escondido por óculos escuros, porém por não quebrar de maneira convencional o nariz e por não utilizarmos tampão nasal em alguns pacientes não aparecem roxo e o inchaço também podem ser bem menor do que em técnicas convencionais. Este edema é variável entre as pessoas, porém o roxo e edema são pouco percebidos após 15 dias. O paciente permanecerá com um curativo (micropore) sobre o nariz 7 a 10 dias. Como não utilizamos tampão nasal (gaze interna), a respiração vai melhorando a cada dia, não trazendo desconforto para o paciente.

Cicatriz quase inexistente

Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética do nariz após meses. Deve-se ao fato das incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos naturais próximo a base nasal. Em casos especiais quando é necessário trabalhar na redução das asas nasais, fazemos pequenas incisões no sulco da asa nasal, o que, devido à sua localização, torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas, pois já são áreas de dobras. Há ainda a possibilidade de uma pequena incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará bem discreta, pois está posicionada na região inferior do nariz com uma pele muito fina e a maioria das columelas tem no máximo 0,5 cm e este é o tamanho máximo de uma cicatriz na chamada rinoplastia aberta. A diferença entre a Rinoplastia Aberta e Fechada é justamente a presença ou não desta cicatriz diminuta na parte inferior nasal que se torna quase inaparente ao longo dos meses.

Cuidados

Após o término da cirurgia, o nariz é imobilizado com plaquinha termomoldável em cima do nariz (nada dentro), que deve permanecer de 7 a 10 dias, retirado pelo Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli no retorno. Não há dor ao retirar a placa chamada aquaplast. Em nossa técnica de Rinoplastia não utilizamos nenhum material como gazes, luvas, tampões dentro do nariz, portanto o conforto pós-operatório é muito bom com esta técnica empregada pelo Dr. Fernando Mattioli chamada Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão com Piezotome.

Escolha do novo nariz

A liberdade de escolha do novo nariz, pela paciente, vai até um certo limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre a paciente e o experiente Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli. Pois mesmo o cirurgião fazendo uso da técnica correta, ainda existe, paralelamente, o fator pessoal de cada paciente, e que vai interferir no resultado final. (Ex.: tipo de pele, idade, cirurgia anterior, cuidado no pós-operatório, espessura da pele, etc).

Cabeça elevada nos primeiros dias

Nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima com dois travesseiros. Pode dormir de lado com o nariz pendente (nunca encostado no travesseiro) por 30 dias.

Como fica a respiração?

O Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli atua ao mesmo tempo na correção estética e respiratória nasal, ou seja, Rinoplastia Estética junto com a correção do desvio do septo e a retirada da carne esponjosa quando necessário na mesma cirurgia. Nos primeiros dias, o mesmo edema (inchaço) externo também ocorre dentro do nariz levando a uma congestão nasal, muitas vezes melhor do que antes de operado. Porém esta obstrução nasal não chega a ser total, e sim parecendo um nariz congestionado e é aliviada com a lavagem frequente do nariz com soro fisiológico e vai cedendo gradativamente ao longo dos dias.

Qual o grau de incomodo após o procedimento?

Normalmente não há dor, somente um incômodo leve, pois o Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli receita os analgésicos em horários fixos, mesmo antes de chegar a dor. Nos primeiros dias. E com isso quando a dor aparece, como você já está sob o efeito dos analgésicos prescritos a dor se manifesta com um pequeno incômodo ou mesmo um leve desconforto. E como não utilizamos tampão nasal, não quebramos o nariz de maneira convencional pelo uso do Piezotome e não há necessidade de retirar pontos, o conforto pós-operatório é muito maior que em Rinoplastias com técnica convencional.

Como é feita a retirada dos pontos?

Não utilizamos pontos externos. Utilizamos pontos internos com fios absorvíveis, não havendo necessidade de retirar pontos.

Com o tempo o nariz pode ‘cair’?

Isso não ocorre na Rinoplastia Estruturada, e o objetivo da rinoplastia estruturada por vídeo com Piezotome é justamente esse. Estruturar o nariz significa reforçar as estruturas internas, tais como as cartilagens e ligamentos. E justamente por causa desta estruturação nasal não há essa possibilidade.

Qual o período de afastamento para os exercícios físicos?

Geralmente após 30 dias, adotando a técnica de exercícios progressivos.

Qual o período de afastamento das atividades laborais?

Entre 3 a 5 dias, desde que não faça esforço físico.

O desvio de septo pode ser corrigido na mesma cirurgia?

Sim. Durante a Rinoplastia, nós expomos totalmente o septo e ele está sendo visualizado pela nossa técnica por vídeo e caso seja identificado o desvio, este pode ser tratado no mesmo momento, levando a uma grande melhora funcional na respiração. O Dr. Fernando Mattioli tem uma grande experiência em Rinoplastia Estruturada por vídeo sem tampão com Piezotome e ele realiza tanto a parte estética quanto a funcional (respiratória) no mesmo ato cirúrgico. Nariz deve ser encarado com uma única cirurgia, o cirurgião plástico deve dominar todo o órgão para se propor a fazer a Rinoplastia. A filosofia do Dr. Fernando Mattioli é que o nariz deve ser abordado por um cirurgião plástico que domine por completo tanto a parte estética quanto a parte respiratória nasal. Caso o cirurgião não esteja apto a um destes passos cirúrgicos, este cirurgião não deveria atuar nesta complexa cirurgia plástica chamada Rinoplastia. A parte estética nasal (Rinoplastia) nunca deve ser dissociada da parte funcional (respiratória) por nenhum cirurgião plástico que se propõe a operar um nariz. Portanto, a dica é sempre escolher um cirurgião plástico que realiza a Rinoplastia como uma única cirurgia como um dos pioneiros no Brasil na técnica de Rinoplastia por vídeo sem tampão com Piezotome, o Cirurgião Plástico Dr. Fernando Mattioli com 22 anos de experiência. A Rinoplastia estruturada por vídeo sem tampão com Piezotome é esteticamente e funcionalmente indissociáveis. Defendemos que a Rinoplastia deve ser realizada pelo cirurgião plástico por estar atuando nessa cirurgia plástica no mundo e no Brasil desde 2 séculos atrás no desenvolvimento dessa técnica e não por profissionais de outras especialidades que começaram a pouco tempo a se dedicar a esta complexa cirurgia. Cirurgião plástico é comparado a um piloto de avião, não há outro profissional melhor que um piloto de avião para pilotar um avião, não há profissional melhor para realizar uma cirurgia plástica (Rinoplastia) como um cirurgião plástico! Não se deixe enganar!

O resultado pode ficar artificial? O que pode ser feito para evitar?

Rinoplastia é a cirurgia plástica mais complexa de todas. Portanto, a primeira dica é a escolha do cirurgião plástico. Veja as nossas dicas no menu, como escolher seu cirurgião plástico. Antigamente e infelizmente atualmente ainda vemos cirurgiões empregando técnicas de Rinoplastia que objetivavam apenas a redução nasal, sem se preocuparem em estruturar o nariz. Promoviam e promovem grandes retiradas de cartilagens ao invés de empregar técnicas modernas de remodelamento e estruturação das cartilagens. Com esta filosofia ocorria retrações nasais que a médio e longo prazo deixava o nariz artificial. O cirurgião plástico Dr Fernando Mattioli tem 22 anos de experiência e é uma dos cirurgiões plásticos de referência no Brasil em Rinoplastia estruturada por vídeo sem tampão e com Piezotome, pela sua tripla titulação (SBCP, ABORLCCF, SBCCP). Um dos únicos Cirurgiões Plásticos do Brasil com 3 titulações. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a maior titulação dessa Sociedade Brasileira. A única que confere o título de Especialista a um Cirurgião Plástico. Através desta estruturação nasal a prioridade não é de ressecção e sim do remodelamento e da reestruturação dos ligamentos e cartilagens adequando a ponta nasal, reduzindo a ponta globosa, elevando discretamente a ponta, reduzindo a giba nasal com raspagem através do Piezotome ou com cartilagem com a filosofia de menor trauma e maior naturalidade buscando sempre a harmonia facial.

Telefones disponíveis 24 horas por dia para acompanhamento pós-operatório

Disponibilizamos incluído nos honorários da cirurgia plástica, para todas as nossas pacientes, o uso durante a cirurgia plástica de um compressor vascular intermitente importado dos EUA para a prevenção de trombose, curativos gratuitos em nossas unidades e retorno gratuito no pós operatório por período de 6 meses. Tudo em prol de assistência integral a nossas pacientes. Agende uma consulta médica com Dr. Fernando Mattioli e conheça nossa técnica. A consulta médica é muito importante para você conhecer o cirurgião plástico Dr. Fernando Mattioli para que você se sinta confiante e possa ver os resultados de antes e depois. Não podemos vincular esses resultados pela internet por proibição do CRM. Opere com um dos pioneiros no Brasil e um dos mais titulados cirurgiões plásticos do Brasil em Rinoplastia. Analise o curriculum. Veja se o cirurgião plástico é mesmo um verdadeiro cirurgião plástico.

Agendar
Agência Digital em Florianópolis